Translate

sábado, 9 de abril de 2016

Conheça um pouco mais sobre o punhobol

Você conhece o punhobol, apaixonado por esportes? Se este belo esporte não é de conhecimento geral, vamos apresentar um pouco dele para vocês. 

via duquedecaxias.com.br
O punhobol é, de certa forma, um esporte raro. O Brasil é campeão e referência no cenário mundial da modalidade. O punhobol que também é chamado em diversas línguas de Fistball, Faustball ou ainda Fartebol, é um esporte coletivo, praticado ao ar livre e com algumas similaridades com o vôlei.

Com registros de sua pratica já no século XVI, na Itália, mas tendo seu desenvolvimento e difusão muito ligado à Alemanha, de onde se espalhou pelo mundo com as ondas migratórias, por isso, a região sul do Brasil abriga atualmente ampla maioria de atletas e praticantes da modalidade. Os registros do esporte no Brasil datam sua chegada em 1911, portanto, mais de um século de história em território "brazuka" e mesmo assim pouca disseminação nacional.

Apesar de um número restrito de praticantes em relação a países da Europa, o Brasil é destaque no esporte, juntamente com Alemanha, Áustria e Suíça. Com destaque para competições Interclubes, com o SOGIPA de Porto Alegre, maior campeão mundial e ainda destaque para Novo Humburgo e Duque de Caxias de Curitiba.

via ndonline.com.br
O esporte é praticado em um campo de grama com 50 x 20 metros, cinco jogadores para cada equipe. Separando as duas quadras há dois postes que sustentam uma fita que varia de 3 a 7 centímetros de espessura. No masculino a altura é de dois metros, no feminino está a 1,90 metro do chão. Os golpes, sejam ações ofensivas ou defensivas devem ser efetuadas de punhos fechados.

via sogipa.com.br
Há em cada metade do campo de jogo, uma linha a três metros do centro da quadra, utilizada como linha de saque ou serviço, não podendo ser efetuada tal ação a frente desta delimitação. O objetivo do esporte é impedir a equipe adversária de devolver a bola ou forçar que ocorra dois toques no solo em sequência ou seja, é permitido um toque no solo entre cada um dos três toques do qual dispõe a equipe para devolução à quadra adversária, não podendo um mesmo jogador tocar novamente na bola durante a tentativa de ataque.

Bom apaixonados por esportes, esta foi uma pequena mostra deste maravilhoso esporte.



Referências 

cbdt.com.br
esporterio.blogspot.com.br
ifa-fistball.com
sogipa.com.br
travinha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário