Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Os quarterbacks campeões do Super Bowl: Roger Staubach


Roger Thomas Staubach foi o quarterback vencedor dos Super Bowl VI e XII e junto com os Dallas Cowboys escreveu a sua primeira página na história do "Grande Jogo".

Staubach nasceu no dia 5 de fevereiro de 1942, em Cincinnati, e em sua juventude se dirigiu para Annapolis, para jogar pela famosa Academia Naval dos Estados Unidos. Durante seu tempo como jogador da Marinha, o quarterback conquistou o Troféu Heisman, maior honraria do futebol americano universitário, no ano de 1963 - Staubach foi o último atleta de uma academia militar a vencer o prêmio -, além dos prêmios Maxwell e Walter Camp, todos no mesmo ano.

Ao graduar-se na Academia Naval, Roger Staubach, que havia sido diagnosticado com daltonismo pouco antes, partiu para o Vietnã onde ficou durante um ano até retornar em setembro de 1967 e, enfim, preparar-se para a carreira na NFL.

Apesar de selecionado na décima rodada do Draft de 1964 pelos Cowboys, por conta de sua serviço militar Roger Staubach só iniciou os Training Camps em 1969, aos 27 anos de idade. Em 1971 o quarterback assumiu a titularidade da franquia e, apesar de alguns problemas e peculiaridades, como numa derrota para os Chicago Bears em que Staubach alternava cada jogada com Craig Morton, levou a equipe a dez vitórias consecutivas até o Super Bowl VI contra os Dolphins de Miami. Roger Staubach foi o MVP da partida, lançando 12 passes para 119 jardas e dois touchdowns. Os Cowboys conquistavam o primeiro Super Bowl da franquia, vencendo os Dolphins por 24 a 3.

Roger Staubach com a camisa dos Midshipmen

Staubach ainda levaria Dallas para outros quatro Super Bowls (X, XII e XIII). Os Super Bowl X e XIII marcaram duas derrotas contra os Pittsbugh Steelers, alimentando uma rivalidade que vigora até os dias de hoje. Porém, no Super Bowl XII, Roger Staubach mais uma vez conduziu o time do Texas ao topo da liga. Numa vitória contra os Denver Broncos por 27 a 10, o atleta lançou 17 passes, para 183 jardas e 1 touchdown.

No final da temporada de 1979, Staubach resolveu pendurar as chuteiras, já bem gastas por conta das inúmeras concussões, para cuidar de sua saúde. Terminou suas 11 temporadas - todas pelos Dallas Cowboys - com 153 touchdowns, 22.700 jardas, 109 interceptações e um rating de 83,4.

Assim como outros, Roger Staubach iniciou sua carreira profissional tardiamente, mas fez o que poucos fizeram. Staubach foi selecionado 6 vezes para o Pro Bowl, foi o MVP da temporada 1971, entrou para o Hall da Fama do futebol profissional (1985), assim como o do futebol universitário (1981). O quarterback ainda teve seu número, o "12" aposentado tanto pelos Midshipmen, a equipe da marinha, quanto pelos Cowboys

Mas, talvez, o que torna ainda mais memorável a passagem desse jogador pela National Football League seja a cunhagem do termo Hail Mary, quando, num jogo de playoffs da temporada 1975, contra os Minnesota Vikings, Roger Staubach lançou a bola para o alto e "rezou uma Ave-Maria" antes dela cair nas mãos do receiver Drew Pearson, que selou a vitória de Dallas por 17 a 14 naquele 28 de dezembro de 1975.




Nenhum comentário:

Postar um comentário