Translate

quarta-feira, 23 de março de 2016

A nova unificação do F.A. no Brasil! Boa ou má?

O que devemos esperar desta vez?

Na última quinta-feira (16), o Torneio Touchdown anunciou em seu Facebook o cancelamento da edição 2016 da competição e, com isso, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) decidiu por unificar o esporte no Brasil e lançar um "Campeonato Brasileiro divido em duas divisões".

A notícia da unificação é o assunto do momento na comunidade do F.A. no país. Muitos comemoram a decisão da CBFA enquanto outros lamentam o fim de um dos principais torneios do Brasil.

Mas o que poucos devem saber é que algo parecido já foi tentado lá em 2012.

Espectros e Crocodiles decidiram o Brasil Bowl VI


Naquela época CBFA ainda era AFAB, e a realidade do esporte no Brasil era absolutamente diferente, mas sempre se pode tirar lições do passado tendo em mente o futuro. 

Então, preparamos um pequeno resumo da situação para você, apaixonado por esporte, entender melhor o assunto:

  • Em 2009 surge o Torneio Touchdown, inserindo os clubes no centro da modalidade Full-Pad no país - até então ocupada pelas seleções regionais.
     
  • Em 2010 os times que participaram do Touchdown criam a Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA). Esta Liga foi a primeira a usar o nome "Brasil Bowl" para a final nacional.
            
  • Em 2011 é fundada a Liga Nordestina de Futebol Americano (LINEFA), entidade que ainda hoje rege o F.A. na região.
     
  • Em 2012 a CBFA decide realizar um campeonato único. LBFA se extingue para disputar o campeonato, equipes do Nordeste participam sob a chancela e organização da LINEFA e Touchdown corta relações com a CBFA.

Pois bem, com esse corte de relações entre as duas entidades organizadores das competições nacionais o Futebol Americano perdeu muito no país. Se por um lado os jogadores das equipes do Torneio Touchdown não podiam compor a Seleção Brasileira, por outro a credibilidade da CBFA ficou abalada por não conseguir realizar o acordo. Por isso, por muitos anos, Torneio Touchdown e Campeonato Brasileiro foram disputados paralelamente, cada um reclamando o título de verdadeiro campeonato nacional.

Foto: NetVasco
Torneio Touchdown era alternativa no modelo de organização


Mas como dito anteriormente, a situação agora é outra. É provável que o Torneio Touchdown não seja mais realizado ou que perca muito espaço e prestígio, e que o esporte no país rume a uma centralização de poder na Confederação.

Para evitar abusos de autoridade vistos em outros esportes é preciso que os clubes não somente se unifiquem mas que se unam, que busquem resolver seus problemas e divergências com diálogo como se tem tentado ultimamente.

Ainda me guardo o direito de não me empolgar por completo com tudo o que está acontecendo. Mas quem sabe as ações daqui para frente não indiquem um futuro brilhante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário