![]() |
Fonte: NFL |
John Constantine Unitas é, provavelmente, o maior quarterback da "velha NFL", colecionador de títulos e honras, foi o quarto quarterback a se tornar campeão do Super Bowl.
Johnny Unitas nasceu em Pittsburgh, na Pensilvânia, no dia 7 de maio de 1933 e, apesar de sonhar com os "Irlandeses lutadores" de Notre Dame foi jogar na Universidade de Louisville. Pelo Louisville Cardinals, Unitas teve que se adaptar às mudanças na instituição e além de quarterback atuou como defensor e retornador.
Em Louisville, Kentucky, desde 1951, Unitas transferiu-se para Pittsburgh em 1955 quando foi draftado pelos Steelers na nona rodada e 102ª posição. Liberado logo em seguida sem sequer ter começado a temporada regular, Johnny Unitas encontrou um espaço nos Baltimore Colts de 1956.
Na primeira temporada em campo, Unitas lançou para 9 touchdowns, um desses seria o primeiro do recorde que durou mais de 50 anos, o de jogos seguidos com passes para TDs (47). Em 1957 levou a franquia à sua primeira temporada vitoriosa (7-5), bem como o título extraoficial de MVP da liga.
A primeira grande prova de Johnny Unitas e dos Colts veio em 1958, na final da NFL contra os New York Giants no Yankee Stadium. O jogo que ficou conhecido como "A Maior Partida Já Disputada" foi o primeiro a ser decidido no tempo extra e é creditado como uma das grandes causas da popularização da liga nas décadas de 1950 e 1960. Baltimore venceu por 23-17, levando para casa o primeiro campeonato da National Football League, Johnny lançou para um touchdown no jogo. Unitas ainda conquistaria, junto com os Colts, os títulos de 1959 (novamente contra os Giants) e 1968 (contra os Cleveland Browns).
Apesar de não ter sido o titular na temporada de 1968, Unitas disputou o Super Bowl III contra os Jets e lançou para a única pontuação dos Colts na derrota da equipe. Em 1971, no entanto, veio a redenção para nosso homem, já aos 37 anos. Durante o Super Bowl V, contra os Dallas Cowboys, Unitas lançou um passe de 75 jardas para John Mackey, estabelecendo um recorde em Super Bowls, mas saiu da partida pouco depois por conta de uma lesão na costela. Em seu lugar entrou Earl Morrall, que levou os Colts a uma vitória faltando apenas 5 segundos no relógio. Após o fracasso na primeira disputa a equipe de Baltimore conquistava seu primeiro Super Bowl.
Unitas foi trocado, em 1973, com os San Diego Chargers, onde encerrou sua carreira com números impressionantes, 10 aparições em Pro Bowls, 5.168 passes tentados, 2.830 completos, 40.239 jardas e 290 touchdowns, além de inúmeras premiações como melhor jogador da temporada.
Incluído no Hall da Fama em 1979, John Constantine Unitas faleceu no dia 11 de setembro de 2002 na cidade em que se tornou Johnny, Baltimore, aos 69 anos. Uma estátua foi feita em sua homenagem em frente ao M&T Bank Stadium, atual estádio dos Baltimore Ravens.
Johnny Unitas pode até não ter o mesmo desempenho na Era Super Bowl que alguns outros nomes do esporte, mas com certeza Johnny Unitas é sinônimo de quarterback, alguém que nunca será esquecido pelos admiradores do Futebol Americano.
Muito boa esta serie ... não entendo muito deste esporte mais com certeza bem clara e sucinta parabéns continuem assim!!!!
ResponderExcluirObrigado pela confiança. Nós da equipe do Cobertura Esportes buscamos sempre conteúdo de qualidade e variado para atender todos os apaixonados por esportes.
ResponderExcluir